A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Site para fazer inscrição no Fies sai do ar, e MEC não dá prazo para normalizar acesso
Notícias - Destaque
Escrito por Informatica   
Qui, 26 de Fevereiro de 2015 20:39
Os estudantes que querem firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão reclamando de dificuldade para fazer a inscrição no site do programa, que está fora do ar desde a manhã desta quarta-feira redirecionando para o portal do Ministério da Educação (MEC).

Eles relatam erros e instabilidade na página. O site foi reaberto para os novos contratos na segunda, e o prazo segue até o dia 30 de abril. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do MEC, informou que há uma sobrecarga inicial no site e que a expectativa é que o acesso se normalize, mas sem especificar o prazo.

A estudante Aline Felipe enviou e-mail ao GLOBO reclamando da sua dificuldade para se inscrever. Ela informou que suas aulas já começaram e está restrita a fazer as mudanças necessárias nas matérias por ainda não estar matriculada.

- Há mais de um mês que os estudantes, assim como eu, que dependem do Fies vem tendo problemas para acessar o site Governamental. Hoje o mesmo está nos direcionando para outros sites governamentais e impedindo os jovens de realizar suas inscrições e renovações do semestre.Não consigo concluir o aditamento pelo site, e a faculdade fica de mãos atadas, pois depende do mesmo também. Essa é uma total falta de respeito com os jovens brasileiros que buscam se especializar e dependem de burocracias governamentais para isso. Desde de janeiro estamos passando por esse constrangimento e estress que parece nunca acabar. Esperamos que o governo resolva de forma rápida essa situação, pois dependemos muito de obter nossas inscrições, digo nossa, pois falo em nome de diversos jovens que estão passando pela mesma situação que eu - desabafou Aline.

O jovem Vinícius Lopes, de 19 anos, soube que a faculdade onde irá cursar Direito, em Bauru (SP), teria equipamento disponível e funcionários orientando os estudantes a fazer a inscrição no Fies e foi até lá ontem (24). Ele passou horas tentando e voltou para casa sem obter sucesso.

- Fiquei quatro horas tentando e o site caindo toda hora. Lá na faculdade ninguém estava conseguindo, tem gente que não está conseguindo nem digitar o CPF e sair da primeira página, dá CPF inválido ou que ele já foi usado - contou Vinícius.

Nas redes sociais, jovens reclamam de dificuldade para pagar a matrícula e a mensalidade antes de conseguir o financiamento estudantil. `Gente, dia 27 vence meu segundo boleto da faculdade e ainda não consegui me inscrever no Fies”, escreveu uma estudante no grupo Fies 2015, criado no Facebook, e que reúne 6,3 mil membros.

O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades em cursos de educação superior, de acordo com a renda familiar mensal bruta. No fim de 2014, o governo estabeleceu novas regras para a concessão do financiamento, como média mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio e não ter nota 0 na redação. As novas regras valerão para os contratos feitos após o dia 30 de março.
 
fonte: O GLOBO 
 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá