A Faculdade

Graduaçao

Extensão

Serviços On-line




Professor da Faculdade R.Sá compõe Comunicação Coordenada na V Reunião Equatorial de Antropologia
Notícias - Destaque
Escrito por Ascom   
Qua, 18 de Março de 2015 14:56

 

Nos dias 19 a 22 de julho de 2015, a Universidade Federal de Alagoas sedia a V REA - Reunião Equatorial de Antropologia e XIV ABANNE - Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste com a temática "DIREITOS DIFERENCIADOS, CONFLITOS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS".

Nesse primeiro momento, tem-se até o dia 05 de abril, para enviar apenas um RESUMO sobre o trabalho que será apresentado. Para mais informações basta acessar http://www.reaabanne.com.br/.

Nesta edição o professor de Antropologia da Faculdade R.Sá Daniel Oliveira da Silva participa do evento Coordenando uma CC - Comunicação Coordenada ao lado da Professora Clarissa Sousa de Carvalho (PUC-RJ). “Nossa CC pretende concentrar trabalhos de pesquisa, a nível de graduação, na seguinte temática: Gênero, poder e identidades sexuais. Portanto, convido a comunidade discente da Faculdade R.Sá, especialmente aqueles que desenvolveram e apresentaram trabalhos na disciplina de Antropologia Jurídica a participarem do referido evento”, destacou Daniel.

 

Sobre o Evento

Sediada pela primeira vez em Alagoas, a V REA e XIV ABANNE, será organizada no ano de 2015 pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT).  O tema escolhido para o evento, Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos coloca em evidência algumas especificidades da pesquisa e do ensino de antropologia no estado. Acreditamos que, no contexto político e social permeado de múltiplas reivindicações, é preciso refinar a compreensão das dinâmicas socioculturais locais, contribuindo com ações propositivas na defesa e reconhecimento dos direitos e saberes “outros”.

Ao mesmo tempo, as demandas sociais de reconhecimento de direitos diferenciados e os conflitos a estas atrelados são pontos sensíveis do fazer antropológico numa perspectiva mais ampla. Além das preocupações éticas, o tema tem destacado a relevância das produções dialógicas voltadas à construção conjunta de saberes, envolvendo militantes, agentes governamentais, pesquisadores e especialistas de diferentes instâncias. A construção de novas formas de atuação intelectual no mundo contemporâneo desafia a antropologia (e os antropólogos) a posicionar-se no campo dos direitos, além dos campos epistemológico e metodológico em diálogo com os mais diversos atores sociais.

A ampliação dessas reflexões em nível regional (com a participação de instituições do eixo Norte/Nordeste), bem como em nível internacional (com a participação de instituições da Região Equatorial), proporciona a consolidação dos espaços de trocas de conhecimentos e experiências. Esse alargamento  proporciona tanto o avanço da antropologia implicada com tais temáticas, quanto a produção e a partilha de novos instrumentos de poder, no diálogo com grupos sociais e suas lutas pelo reconhecimento de diferenças políticas e pelo combate às desigualdades. 

As Reuniões da Associação Brasileira de Antropólogos Norte e Nordeste – ABANNE - tiveram início em 1985, em caráter bianual, prolongando-se até 2005. Em 2007, dado o aumento no número de participantes e a expansão dos temas e debates para além das fronteiras nacionais, o evento passou a agregar uma nova denominação, oficializando sua dimensão internacional: Reunião Equatorial de Antropologia – REA. É com o propósito de oportunizar o diálogo entre estas dimensões – local, regional e internacional - que a REA/ABANNE se configurou em um único evento.


Com informações: http://www.reaabanne.com.br/

 

 

 

Enquete

Qual curso de Pós-Graduação você gostaria de fazer na Faculdade R.Sá