Home / Destaque / Procissão do Fogaréu: fé e tradição na Primeira Capital

Procissão do Fogaréu: fé e tradição na Primeira Capital

Fé e religiosidade marcaram a Procissão do Fogaréu, nessa quinta-feira (13), em Oeiras. A manifestação faz parte da tradicional programação da Semana Santa e reuniu cerca de cinco mil fiéis, segundo estima a Igreja Católica.

As luzes do centro histórico de Oeiras são apagadas por volta das 21 horas e dão lugar às lamparinas, que iluminaram as ruas da Primeira Capital. A procissão que é acompanhada somente por homens e relembra a perseguição dos soldados romanos à Jesus Cristo nos seus últimos dias de vida.

A melodia dos sinos da Catedral é substituída pelo som marcante e estridente da matraca. Os sinos não são tocados como forma de luto pela morte de Cristo.

O cortejo tem início na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, percorre ruas do Centro histórico e retorna à Catedral. No patamar da Catedral acontece o sermão do Fogaréu proferido pelo Pe. Juarez Donato, pároco da Paróquia de Santo Inácio de Loyola, em Santo Inácio do Piauí.

Segundo o historiador Junior Viana, presidente do Instituto Histórico de Oeiras, especulações datam que a procissão tenha surgido no final do século XVIII. Quem busca Oeiras como destino na Semana Santa  vê e vivencia atos singulares e que tradicionalmente se mantêm há muitos anos.

“Toda a carga simbólica faz com que Oeiras tenha essa característica singular diante tantas outras cidades do Brasil, porque ganha uma característica sertaneja também. Os sertanejos, que são pessoas marcadas pelo sofrimento, marcados pela dor cotidiana, pela ausência de água, marcados por tantas outras agruras, terminam depositando naquele Cristo, naquela ritualização todo o seu sofrimento em busca de melhores dias”, pontua o historiador.

Dentre os fiéis, têm aqueles que participam há muitos anos da procissão. É o caso de Emerson Silva, de 23 anos, que nem lembra a primeira vez que participou da procissão. “Eu participei pela primeira vez junto com o meu avô. Eu nem lembro quanto tempo faz. É uma alegria continuar ano após ano seguindo os passos de Jesus e vivenciando cada momento da Semana Santa de Oeiras. É algo magnifico”, considera o jovem.

Além da Procissão do Fogaréu, a Semana Santa de Oeiras reúne outras procissões e celebrações que se destacam no Piauí, como o descimento da cruz e Procissão do Senhor Morto que acontecem nesta sexta-feira santa.

Jeremias Santos

Veja Também

NANUSCADA OU NOZ-MOSCADA?: conheça os benefícios dessa especiaria bastante utilizada no Nordeste

Profissionais falam sobre os benefícios para a saúde e as utilidades desta especiaria na culinária. ...

1 Comentário

  1. Jeremias o fera parabéns amigo ficou show, e parabéns a nossos professores que nos ensina a fazer um bom trabalho….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *