Home / Destaque / Grupo Edificadores da Fé: Uma igreja sem paredes

Grupo Edificadores da Fé: Uma igreja sem paredes

Por Paloma Alencar e Jussy Freitas

Grupo Edificadores da Fé

Em 2012, o jovem picoense Tiago Bruno Vieira, na época com 22 anos, com ajuda de alguns amigos resolveu criar um grupo cristão. Tiago fazia parte de uma religião, mas ainda não se sentia completo. Então decidiu criar o grupo denominado “Edificadores da Fé”, uma igreja sem paredes. Por olhares duvidosos: Uma igreja na praça pública. “Surgiu um desejo no coração, passamos por algumas fases, chegamos a nos reunir em locais fechados. Depois resolvemos sair para as ruas e estamos até hoje”, conta o líder do grupo, Tiago.

No início eram pouco menos de 7 pessoas. Tiago foi convidando antigos colegas do colégio e aos poucos o grupo foi se fortalecendo. “Qualquer pessoa está convidada a participar do grupo” afirma Tiago. O propósito do grupo é prestar cultos a Deus. Eles buscam resgatar almas para Cristo através da sua mensagem. Se intitulam por cristãos. Usam como base de seguimento a Bíblia, mas não fazem parte de nenhuma igreja. O grupo, apesar de cristão, pertence às minorias de grupos marginalizados, pois não possui a mesma aceitação que as demais religiões cristãs. Não habitam em local próprio. Suas reuniões acontecem apenas na Praça Josino Ferreira, em Picos-PI. Podendo ser realizadas ainda dentro da casa de algum membro ou quando são convidados para uma visita na casa de uma outra pessoa.

“Tivemos algumas perseguições e críticas. Algumas pessoas nos chamavam de “seita”. Mas ainda hoje isso acontece, as pessoas costumam passar, olhar, mas poucos procuram parar, conhecer e entender. Por outro lado, muitas pessoas resolveram se achegar até nós e fazer parte do grupo. Hoje temos uma média de 35 a 40 pessoas que fazem parte do grupo” confirma Tiago Bruno.

O grupo possui alguns projetos como retiros e feiras evangelizadoras. Os retiros são acampamentos que acontecem uma vez por ano. As feiras acontecem na rua com apresentações e envolvimento das pessoas que irão assistir. Assim como nas igrejas, o grupo possui ministério de teatro, dança e louvor. Eles se ajudam em contribuições financeiras para a melhoria de seus instrumentos e ainda buscam arrecadação de roupas e alimentos para doação às pessoas carentes. Também fazem visitas a hospitais, levando mensagem de carinho e demonstração de afeto aos doentes.

Grupo Edificadores da Fé em apresentação.

Eles seguem uma programação e se reúnem todos os dias. Fazem reunião de homens, de mulheres, estudo bíblico e ensaios dos ministérios. “Sábado à noite tem o GOD (Grupo de Oração Domiciliar) aonde chamarem a gente vai, ou acontece na casa de um dos membros” conta Tiago. “O grupo Edificadores da Fé vem transformando a vida de muitos jovens que assim como eu, não se sentiam bem em outras religiões. Hoje eu me sinto muito feliz e acolhida. “ Afirma uma das integrantes do grupo, Jaqueline Silva.

O líder do grupo conta que podem ser chamados de cristãos. “E testificando que somos um Grupo Cristão que buscamos a Deus acima de tudo, deixo uma mensagem bíblica que diz “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” não é porque não estamos dentro de um templo que deixamos de ser cristãos. Acreditamos que nós somos a igreja, a própria palavra fala que nosso Deus habita dentro de nós”. Finaliza. A quem deseja conhecer, o grupo se reúne na Praça Josino Ferreira e estão sempre esperando por novas pessoas que, segundo eles, serão acolhidos de braços abertos.