Home / Destaque / Sons de Picos

Sons de Picos

A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região, sendo  um veículo usado para expressar os sentimentos. A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros, subgêneros e estilos.

Durante uma semana, a Exposição Memórias: Arte, Cultura e Expressões, da Secretaria Municipal de Cultura expressaram à arte e a cultura da cidade de Picos, levando a toda à população a conhecer uma cultura musical que é passada de geração em geração.

Instrumentos expostos na Exposição Memórias (Foto: Thamires Carvalho)

Sons de Picos é a expressão histórica e a evolução dos seguimentos musicais, cantores e bandas. Na década de 70, formou- se na cidade de Picos os primeiros grupos POP formado por: Graziane, Jorge de Terrezinha Léis, Dedé, Francisco Antônio, e outros.

Os músicos, que na época moravam nas periferias principalmente no bairro Bomba, enfrentaram grandes adversidades, mas, por fim, venceram e se destacaram na cidade e toda a região.

As bandas musicais que se destacaram na década de 70 foram: Banda MC8, Banda AQUARIUS, Banda Ovelha NEGRA, Banda STATUS. De lá para cá, o sucesso só aumentou influenciando e inspirando novos artistas para ingressarem na carreira musical. Pois a música popular cantada por grandes nomes do showbiz, com melodias suaves e ritmos dançantes, se enraizou na cultura da juventude de Picos, que virou sucesso comercial e é um dos mais bem sucedidos gêneros da música contemporânea.

 

  • Thamires Carvalho

 

Veja Também

NANUSCADA OU NOZ-MOSCADA?: conheça os benefícios dessa especiaria bastante utilizada no Nordeste

Profissionais falam sobre os benefícios para a saúde e as utilidades desta especiaria na culinária. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *